Herois dos Anzóis,Lda.
Telefone +351961843417
Endereço Mercados de Olhão, Olhão, Portugal
E-mail heroisdosanzois@gmail.com
 

CRUSTÁCEOS

 

Navalheira · Necora puber

Swimcrab · Nécora

A NAVALHEIRA tem uma carapaça achatadade cor avermelhada com zonas azuis vivase coberta de pelos curtos e densos de coracastanhada, possuindo olhos vermelhos.É encontrada no Atlântico Nordeste e MarMediterrâneo, onde habita fundos rochosos,desde a costa até 70 m de profundidade.Alimenta-se essencialmente de algas castanhas,bivalves e crustáceos. Reproduz-sede Janeiro a Julho com um pico acentuadona Primavera.É capturada com armadilhas de gaiola (covo).


Tamanho mínimo de captura: 5cm

Curiosidade: A palavra “puber” no nome científicoda navalheira refere-se à característica pilosidadecurta, densa e de cor castanha que lhecobre o corpo, semelhante a veludo.

Maja squinado · Santola

Spider crab · Centollo

A SANTOLA tem uma carapaça convexaarredondada de cor avermelhada ou castanhaamarelada com numerosos pequenos espinhos,muitas vezes coberta de algas e anémonas,confundindo-se com o meio circundante.É encontrada no Atlântico Nordeste, Arquipélagodos Açores e Mar Mediterrâneo, onde habitaem fundos arenosos e rochosos, de águaspouco profundas, dos 10 aos 150 m de profundidade.Alimenta-se do que encontra no fundo,incluindo algas, equinodermes e pequenosbivalves como o mexilhão. Reproduz-se deMaio a Julho.É capturada com armadilhas de gaiola (covo).


Tamanho mínimo de captura: 12cm


Curiosidade: As fêmeas de santola só acasalamapós a muda de carapaça, ficando mais vulneráveisaos predadores, razão pela qual osmachos tendem a formar uma barreira aoseu redor protegendo a fêmea.

Sapateira · Cancer pagurus

Edible crab · Buey de mar

A SAPATEIRA tem um corpo robusto,mais largo do que comprido, carapaça ovalde coloração vermelho-acastanhada e duaspinças fortes com as pontas pretas.É encontrada no Atlântico Nordeste e MarMediterrâneo, onde habita a coluna de águanos primeiros seis meses de vida, altura emque assenta no fundo em profundidades até100 m, incluindo rias e estuários. Alimenta-seessencialmente de noite de crustáceos ebivalves, que captura e mata por esmagamentocom as suas pinças. Reproduz-se durantea Primavera e Verão depois da fêmea mudara carapaça.É capturada com armadilhas de gaiola (covo).

Tamanho mínimo de captura: 13cm


Curiosidade: A fêmea de sapateira transportano abdómen até 3 milhões de ovos duranteseis meses, permanecendo debaixo de rochasou enterrada em buracos que escava.

 
OUTRAS ESPÉCIES
 
CONTATOS