Herois dos Anzóis,Lda.
Telefone +351961843417
Endereço Mercados de Olhão, Olhão, Portugal
E-mail heroisdosanzois@gmail.com
 

BIVALVES

 

Amêijoa-boa · Ruditapes decussatus

Grooved carpet shell · Almeja fina

A AMÊIJOA-BOA tem um corpo com cor quepode variar entre o cinzento claro e o castanho--escuro, uma concha oval de tons creme,castanhos ou acinzentados, com estrias e linhasbem marcadas, desenhando um quadriculadocaracterístico da espécie.É encontrada no Atlântico Nordeste e Arquipélagodos Açores, onde habita em fundos arenosose em vasa, entre os 0 e os 20 m, juntoà costa, em sistemas lagunares e estuários.Alimenta-se de microalgas que filtra da águacircundante. A reprodução ocorre no Verão.É a principal espécie de bivalve produzida poraquicultura em Portugal. É capturada maioritariamenteà mão com uma faca modificada,composta por uma lâmina larga.


Tamanho mínimo de captura: 4cm

Curiosidade: A amêijoa-boa é cultivada naszonas de entre marés, através do lançamentodas suas “sementes” (amêijoas juvenis) parao substrato de areia e lodo, sendo colhidaspara consumo passados dois anos.

Mexilhão · Mytilus spp

Blue mussel · Mejillón

O MEXILHÃO tem um corpo mole formadopor dois lóbulos simétricos e o manto do qualsobressai o pé, uma concha oval de cor negra,onde se podem agarrar outros organismos.É encontrado no Atlântico Nordeste e costaportuguesa, em estuários e habitats oceânicos,habitando zonas rochosas entre marés, atéaos 10 m de profundidade. Alimenta-se dematéria em suspensão e fitoplâncton atravésde filtração. A reprodução é sazonal e asposturas ocorrem na Primavera e Verão tardio,em resposta ao aumento da temperatura esalinidade da água, assim como ao aumentodo alimento disponível.É capturado à mão (apanha). É também produzidopor aquicultura em mar aberto, tendosido feito um forte investimento neste sectoreconómico ao largo da costa do Algarve.


Tamanho mínimo de captura: 5cm


Curiosidade: Um dos maiores predadoresdo mexilhão é a estrela-do-mar; sempre queeste predador carnívoro aparece a populaçãodo mexilhão sofre um grande decréscimo.

Ostra · Crassostrea spp

Oyster · Ostra

A OSTRA tem um corpo mole protegido porduas conchas irregulares de cor acinzentada,sendo uma parte muito áspera e a outra maisplana, ambas fechadas por músculos fortes.É encontrada no Atlântico Nordeste e costaportuguesa, em habitats muito diversos,tolerando salinidades típicas das águas marinhase salobras, podendo mesmo sobreviver àexposição de salinidades reduzidas, desdeque por períodos curtos. Prefere as zonaspouco profundas dos estuários, cujo sedimentopode ser rochoso ou móvel, incluindo fundosarenosos e vasosos. Alimenta-se de partículassuspensas na água através de filtração.A reprodução ocorre durante o Verão.É largamente produzida por aquicultura; as ostrassão colocadas em jangadas flutuantes nas áreasestuarinas, onde são posteriormente recolhidas.

Tamanho mínimo de captura: N.Def.

Curiosidade: As ostras eram consideradaspelos Romanos um poderoso afrodisíaco, eainda hoje a fama mantém-se, apesar de osdados científicos não serem conclusivos.

 
OUTRAS ESPÉCIES
 
CONTATOS