Herois dos Anzóis,Lda.
Telefone +351961843417
Endereço Mercados de Olhão, Bancas 63 e 64, Olhão, Portugal
E-mail heroisdosanzois@gmail.com
Voltar para a lista

Pescadores perplexos com conselho de suspensão da pesca da sardinha

O presidente da Associação de Produtores da Pesca do Cerco afirma estar “perplexo” com a recomendação do organismo científico sobre a suspensão da pesca da sardinha por 15 anos, considerando que é um “cenário apocalíptico” e injustificado.


O presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOP-Cerco) comentava a notícia do Jornal de Negócios, de que o Conselho Internacional para a Exploração do Mar, organismo científico que aconselha a Comissão Europeia sobre as quotas de captura de peixe, recomenda a suspensão total da sardinha por um período mínimo de 15 anos.


O parecer do organismo científico, publicado no site (PDF em inglês), diz que ”Portugal deve parar por completo a pesca da sardinha e durante um período mínimo de 15 anos para que o stock de sardinha regresse a níveis aceitáveis”.


“Estamos perplexos. Discordamos totalmente deste parecer e não o compreendemos de todo. Não compreendemos como passamos de um cenário relativamente positivo, com uma ligeira recuperação do recurso e com base na recomendação do ano anterior, para este cenário tão pessimista, eu diria até apocalíptico”, afirma Humberto Jorge.


O presidente da ANOP – Cerco disse que a associação discorda “do cenário traçado” porque o que “se está a verificar no terreno é uma abundância e regularidade das capturas e desembarques como há muitos anos não se verificava”.


// Ресайз iframe-а фримиум баннера