Herois dos Anzóis,Lda.
Telefone +351961843417
Endereço Mercados de Olhão, Bancas 63 e 64, Olhão, Portugal
E-mail heroisdosanzois@gmail.com
Voltar para a lista

Sabe mesmo comprar e preparar peixe? Eis os erros mais comuns 

Desde a compra até chegar ao prato, há muitos erros que pode estar a cometer quando lida com o peixe. 


O peixe é rápido e fácil de preparar, mas também é muito fácil de estragar.

O site El Confidencial destaca os erros mais comuns: 

Não saber comprar peixe. Quando encontra uma peixaria de confiança, deve tentar perceber de onde vem o peixe, se é selvagem ou de piscicultura e se é fresco. Para perceber se o peixe é fresco deve examinar se o corpo está arqueado e rígido, se a pele está húmida e sem rugas, se as escamas estão unidas entre si, se as guelras estão rosadas ou vermelhas, se os olhos estão brilhantes, salientes e transparentes e se tem um odor suave a mar.

Ao chegar a casa o ideal é que cozinhe o peixe fresco no mesmo dia, embora aguente até dois ou três dias no frigorífico, ou que o congele – sendo que assim pode durar até oito meses. 



Não secar o peixe. Se quer que a pele fique crocante e deliciosa deve reduzir o seu conteúdo de água, pode fazê-lo com papel de cozinha antes de o preparar. Para aumentar a eficácia pode, depois de o secar, pôr sal sobre o peixe, de ambos os lados, deixar repousar 10 minutos e depois voltar a secar com papel. 

Não retirar as espinhas. Em alguns peixes, como o salmão, é recomendável que retire as espinhas com uma pinça. 

Pôr o peixe na frigideira antes de esta aquecer. Deve colocar o peixe a fritar só quando a frigideira e o azeite estiverem quentes (mas antes de o azeite fazer fumo, claro), pois se a frigideira estiver fria o peixe não só vai ficar cozinha de forma desigual, como vai pegar na frigideira. 
Não cozinhar primeiro a pele. Quer pretenda ou não comer a pele do peixe, nunca a retire antes de o cozinhar, pois além de dar sabor vai proteger o interior do peixe. E, no caso dos lombos, deve cozinhá-los com a pele para baixo, para que esta cozinhe primeiro e fique crocante.


Mexê-lo demais. Assim que a parte da pele, ou um dos lados, fique bem cozinhado e note que o meio também está a ficar, vire o peixe, mas apenas uma vez. O peixe é delicado e, tal como a carne, não precisa de virá-lo várias vezes.


Cozinhar demais. Este é o erro mais comum quando se prepara peixe. Deixá-lo demasiado tempo na frigideira vai fazer com que fique seco, duro e insípido, em vez de delicado e cheio de sabor, como é suposto. Apesar de a ‘regra’ variar de peixe para peixe, o ideal é que o cozinhe entre três e cinco minutos de cada lado. Em caso de dúvida utilize um termómetro, o peixe precisa de chegar pelo menos aos 63ºC de temperatura interna.


#Olhão #MercadosOlhão #PeixeFresco #HeroisAnzois #Dicas

// Ресайз iframe-а фримиум баннера