Herois dos Anzóis,Lda.
Telefone +351961843417
Endereço Mercados de Olhão, Bancas 63 e 64, Olhão, Portugal
E-mail heroisdosanzois@gmail.com
Voltar para a lista

Dica do Dia - A Pesca e a temperatura da água

Os peixes são pecilotérmicos (a temperatura do corpo varia em função da temperatura ambiente), variações de temperatura na água (mesmo que reduzidas) podem afastar o peixe para zonas em que se sintam mais confortáveis. 

Os receptores de temperatura, na superfície corporal dos peixes, geralmente detectam diferenças de temperatura na ordem de 0,1ºC a 0,03ºC. Quando a temperatura da água diminui, algumas espécies param simplesmente de se alimentar reduzindo a actividade corporal (nadam menos, ficam algumas vezes num estado semi-consciência, não se alimentam). 


Uma das formas que os peixes têm de contrariar esta variação de temperatura é descendo ou subindo em profundidade. A temperatura da água difere bastante da temperatura ambiente, da proximidade e tipo de costa. Será o termometro uma ferramenta indispensável ? 

O conhecimento da espécie e dos seus hábitos é fundamental, a experiência do pescador ensina-o que em determinadas águas existe uma espécie ou outra, mas nenhum de nós tem a noção da temperatura da água a 20 metros de profundidade, saber a temperatura da água torna-se uma ferramenta útil na definição do pesqueiro e da espécie a capturar evitando duas ou três horas de pesca em determinado local que, pela temperatura da água, aquela espécie não pode estar. 

A temperatura da água, na generalidade dos casos, diminui quando a profundidade aumenta. Grandes massas de água (barragens, lagos) apresentam estratificação, com camadas que possuem diferentes temperaturas e níveis de oxigénio dissolvido implicando uma distribuição diferenciada de espécies em profundidade. 

Existem peixes que se sentem melhor em águas mais frias (truta 15 a 17ºC), outros de espécies tropicais e sub-tropicais em águas bastante mais quentes (Dourado 25ºC, Pácu 26 ºC) e ainda outros em que a margem de conforto térmico é mais ampla (achigã=black-bass, corvina). 

A temperatura à superfícieA temperatura da água é influenciada pelo sol ao incidir directamente, por zonas de contacto próximas, rochas que absorveram energia solar durante o dia, por entrada de águas interiores (foz dos rios), por águas paradas (baías, enseadas). 

As zonas de encontro entre águas de diferentes temperaturas, são zonas onde é comum existir peixe, a explicação base é a de que nestas zonas existe uma zona próxima em que a temperatura de conforto é a mais adequada. Locais com rochas meio submersas, locais com enseadas, zonas de foz, saídas de portos de abrigo são normalmente localizações ideiais para pesca junto à superfície.


#Olhão #MercadosOlhão #PeixeFresco #HeroisAnzois #Dicas